








Processo de criação
Blog de acompanhamento do projeto
Todo o processo do projeto Catadores de História - um filme oficina bem como o andamento do Projeto de Nova Política de Gestão de Resíduos Sólidos no DF poderão ser acompanhados pelas comunidades e demais envolvidos e interessados por meio da internet, neste Blog e no Facebook, criados especialmente para esse fim. O blog é uma ferramenta dinâmica que possibilitará acesso irrestrito ao que estará sendo produzido, ampliando a interação entre redes sociais além de favorecer uma relação mais próxima entre os membros da própria comunidade. O blog, por meio da participação interativa e continua, pode abrir janelas conversacionais, resgatar a convivência com os membros mais velhos e agregar conhecimento aos mais jovens. Ao final, a comunidade do "Lixão da Estrutural" e comunidades relacionadas, terão o registro de sua memória, produzido com o apoio de seus indivíduos, de todas as idades e camadas sociais, registrado neste blog.
Os principais relatos e depoimentos serão filmados nas Oficinas de Memórias.
Oficinas de Memórias
As oficinas serão realizadas com diferentes públicos ligados ao mundo profissional dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, sendo que algumas serão dirigidas aos moradores de Brasília, cidadãos comuns, que como todos, produzem lixo. A proposta das oficinas é estimular, por meio de jogos lúdicos, dinâmicas criativas, dança e trabalhos plásticos, o despertar memórias corporais, afetivas, olfativas, visuais e tantas outras, relacionadas ao "lixo" (interno e externo). Hábitos, costumes, lugares, manias, personagens e lendas locais serão evocados num ambiente de expressão criativa dos afetos, tendo como base a arteterapia.
A arteterapia, assim como as demais terapias, pretende colaborar na forma como as pessoas elaboram a compreensão de si mesmas e o seu lugar no mundo. O diferencial é que isso ocorre por meio de linguagens artísticas como artes plásticas, teatro, audio visual, música e dança, colocando o sujeito em contato direto com sua liberdade criativa e suas emoções.
Nossa mente é simbólica, se move em eterna criação de imagens que vão constantemente brotando, se transformando e resignificando nosso existir. E a proposta da arteterapia é justamente a vivência dessas imagens, permitindo-lhes a expressão. No caso dos catadores de resíduos sólidos, participantes das oficinas, a arteterapia pode auxiliar também no aprofundamento de sua relação com o "lixo" e com o ofício de "catador(a)", ambos símbolo vivos, organizadores do ser no mundo. Se a política em relação à gestão de resíduos sólidos vai mudar, é preciso também possibilitar que as pessoas que viveram e vivem do "lixo" no modelo anterior de gestão, tenham a oportunidade de atualizar-se em relação as mudanças, seja externa quanto internamente, abrindo possibilidades futuras.
As pessoas, situações e lugares, evocadas nas oficinas, terão suas imagens correspondentes captadas em vídeo pela equipe do projeto, gerando um rico material de áudio e vídeo sobre o Passado e o Presente do "Lixo" no DF. Ao final dessa etapa do trabalho, as comunidades de catadores e catadoras terão o Registro de sua Memória, produzido com a participação direta de seus membros, de todas as idades.
Vídeos de 5 min.
Os vídeos produzidos para a pesquisa do filme longa-metragem, com até cinco minutos de duração cada, serão disponibilizados aqui neste blog , o que possibilitará acesso irrestrito ao que está sendo produzido, ampliando a interação entre redes sociais e criando relação entre os próprios membros da comunidade. Queremos abrir janelas de conversas, resgatar a convivência pacífica com os membros mais velhos e agregar conhecimento aos mais jovens, por meio da participação interativa e contínua. Isso será também uma espécie de “relatório lúdico/prestação de contas" dirigido à comunidade como um todo e aos financiadores do projeto.
Registro da implementação da Nova Política de Gestão de Resíduos Sólidos
Paralelamente, estaremos também registrando cada passo importante da Implantação Projeto de Nova Política de Gestão de Resíduos Sólidos do DF. Faremos entrevistas objetivas e esclarecedoras com as pessoas responsáveis por ele. Editadas em pequenos vídeos de até 5 minutos cada, elas também serão postadas na internet, em meio aos inúmeros depoimentos dos membros das comunidades, como já descrito acima. A ideia é “desarmar o espírito bélico”, presente normalmente em iniciativas de grande porte como essa, que envolvem inúmeros interesses, muitas vezes, conflitantes.
A intenção é mesclar informações variadas, oficiais e populares, de tal maneira, que qualquer pessoa possa entender e gostar de acompanhar as diversas etapas do Projeto de Nova Gestão de Política de Resíduos Sólidos do DF.
Participe! Dê sugestões! Conte sua história...
www.catadoresdehistoria.wix.com/catadores
catadoresdehistoria@gmail.com



